terça-feira, 10 de junho de 2014

Segundo Estágio - Farmácia de Manipulação

Essa apresentação foi o Trabalho de Conclusão de Estágio apresentado após término do estágio em farmácia de manipulação:

A FARMÁCIA MAGISTRAL 

É o estabelecimento de saúde em que os medicamentos são preparados de forma personalizada para atender as necessidades farmacoterapêuticas específicas de seus usuários mediante a prescrição de médicos, dentistas e, atualmente, também de nutricionistas.
Representa um recurso tecnológico à disposição destes profissionais e ocupa um importante espaço no cuidado à saúde. Neste contexto, estudos relacionados a formulações magistrais são evidentemente necessários para que estas tenham garantidas a qualidade, a segurança e a eficácia esperadas.

Esta característica do setor exige do profissional farmacêutico que nele atua um amplo conhecimento das doenças, dos recursos farmacotécnicos, dos fármacos, da garantia da qualidade, entre outros assuntos, para, assim, estar apto a produzir e propor soluções em medicamentos ajustadas às necessidades individuais dos pacientes.

DADOS DA FARMÁCIA

A Farmácia de manipulação Botica Natural localiza-se atualmente no endereço: Praça Coronel Jose Martins nº 30 – Centro -  Três Corações – MG, telefone: (35) 3231-4656  e está registrada com o CNPJ: 06.066.051/0001-00 ,  sendo seus horários de funcionamentos compreendidos de segunda a sexta-feira (das 8:00 as 18:00 horas) e aos sábados (das 8:00 as 12:00 horas). Farmacêutica Responsável: Cinara Dupin Teixeira Pereira, CRF-MG

PRODUÇÃO MANIPULADOS

Neste estabelecimento realiza-se a manipulação de sólidos, semi-sólidos e líquidos, dentre estes estão os medicamentos e as formas cosméticas. trabalha-se também com revenda de Florais e de produtos, tais como chás de plantas medicinais, balas de gengibre, polivitamínicos, farinhas, cereais, sabonetes, xarope de guaraná, fotoproteção diária.

Na Farmácia de manipulação Botica Natural realiza-se a seguinte linha de manipulação: sólidos (exemplo, cápsulas, saches), semi-sólidos (pomadas, cremes, pastas, loções e géis) e líquidos (soluções, xaropes, elixires, suspensões, emulsões, tinturas e extratos fluidos).

INFRA-ESTRUTURA - FARMÁCIA É LOCALIZADA, PROJETADA E CONSTRUÍDA , COM UMA INFRA-ESTRUTURA ADEQUADA ÀS ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS, POSSUINDO AS SEGUINTES ÁREAS


Divisão da farmácia por setor:

- Área específica para lavagem de utensílios e embalagens utilizados na manipulação.

- Laboratório de manipulação de líquidos e semi-sólidos - destinado à manipulação de fórmulas nas formas farmacêuticas pastosas e líquidas, tais como: pomadas, cremes, loções, géis, emulsões, xaropes, suspensões, xampus e sabonetes líquidos, soluções aquosas e hidroalcóolicas.

- Laboratório de manipulação de sólidos - destinado à manipulação de fórmulas nas formas farmacêuticas sólidas e ao encapsulamento de medicamentos sólidos. 

-Laboratório de controle da qualidade – onde as matérias-primas devem ser identificadas, armazenadas, colocadas em quarentena, amostradas, analisadas conforme especificações e rotuladas quanto à sua situação, de acordo com procedimentos escritos.

-Áreas de armazenamentos distintas para embalagens e matérias-prima que devem ser distinguidas em reprovadas, recolhidas, devolvidas, em quarentena ou com prazo de validade vencido.

- Área de dispensação (recepção) - área de atendimento ao cliente destinada para a entrega dos produtos e orientação farmacêutica.

- Sala para paramentação - sala de colocação de equipamentos de proteção que serve de barreira física para o acesso às salas de manipulação. 

FASES PARA MANIPULAÇÃO DO MEDICAMENTO

Medicamento escolhido: Creme clareador para o rosto (Vou simular desde a chegada do cliente na farmácia até a entrega do produto)
Recepção: A recepção é o lugar destinado ao primeiro contato com o cliente. A solicitação da fabricação do produto é feita após verificação da receita  e aprovação do orçamento pelo cliente.
-
Solicitação dos produtos: Os medicamentos manipulados são fabricados de acordo com o indicado na receita médica. As receitas de medicamentos não controlados podem ser devolvidas ao cliente e reutilizadas. Já as receitas de medicamentos controlados têm validade de 30 dias e permanecem na farmácia, não podendo ser reutilizada, evitando o uso indevido de medicamentos que podem causar dependência. As receitas devem ser assinadas pelo farmacêutico responsável após a conferência das mesmas.

Manipulação: Antes de começar o procedimento de manipulação é feita uma comparação entre a ordem de produção e a receita médica, verificando se os dados estão de acordo e é avaliada a disponibilidade das matérias primas solicitadas. Não havendo necessidade da receita, o rótulo enviado é conferido,  verificando se o nome e produto estão de acordo com a ordem de produção. Todas as embalagens dos produtos manipulados na farmácia Botica Natural recebem rótulo
Laboratório de semi-sólidos e líquidos: Todas as ordens de produção de formas farmacêuticas pastosas e líquidas são encaminhadas ao laboratório de semi-sólidos e líquidos. O responsável por manipular o produto confere mais uma vez a ordem de produção, a receita e o rótulo e, então, inicia-se a manipulação do produto.

Se a formulação contiver algum ingrediente sólido, em forma de cristais ou pó, após a sua pesagem, o produto deve ser triturado e solubilizado em solvente adequado, se necessário. Em seguida, os volumes necessários dos ingredientes líquidos ou pastosos são medidos, e é adicionada a base do produto, que varia de acordo com a função do produto e sua aplicação.
Como exemplo, para fabricação de um creme clareador para o rosto,  são usados:

Ingredientes sólidos: alantoína e adenin
Ingredientes líquidos: extrato de camomila e ácido hialurônico
Base: Creme lanette

Preparo: Inicialmente a alantoína e o adenin são pedados, colocados no gral e triturados com o pistilo. Em seguida, são acrescentados os volumes necessários do extrato de camomila e do ácido hialurônico. Todos os ingredientes são misturados com o auxílio de uma pá de silicone e é acrescentado o creme e misturados novamente até homogeneização completa.  A seguir, produto é embalado e rotulado e etiquetado com a etiqueta de conferência e rastreamento. Após esses procedimentos, o produto está pronto para a conferência.

Conferência:  Após manipulação, todos os produtos prontos são entregues ao responsável pela conferência. Na conferência é verificada mais uma vez se o rótulo e etiqueta estão de acordo com a receita e ordem de produção.  Se houver alguma não conformidade, como vazamento do produto ou incoerência da ordem de produção com o rótulo ou com a receita, o produto volta novamente para o laboratório, caso a não conformidade não puder ser resolvida na sala de conferência. Em seguida, o produto é armazenado e m armários, na recepção, à espera do cliente. 

CONCLUSÃO

O estágio na Farmácia de manipulação Botica natural foi de suma importância para a conclusão do curso de farmácia Durante a realização do estágio foi possível entender, de uma maneira  geral, o funcionamento de uma empresa, com seus diferentes setores como vendas, administração, produção e entrega de produtos.

O processo de formulação de produtos sólidos, semi-sólidos e líquidos foi acompanhado, através da visualização de algumas atividades e a realização de outras.  Foi possível também participar de procedimentos de controle de qualidade e acompanhar todo o ciclo que envolve a fabricação de um produto manipulado, desde sua requisição na recepção até sua retirada pelo cliente.  O controle da qualidade em todas as etapas de fabricação de um produto é essencial para a manutenção da sua qualidade e, consequentemente, a satisfação dos clientes.
O estágio realizado trouxe, não só conhecimentos técnicos, mas também crescimento pessoal, principalmente por aprender a trabalhar em equipe.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...