quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Os Produtos Naturais E A Química Medicinal Moderna

A Química de Produtos Naturais, como o nome sugere, estuda substâncias obtidas da natureza e está mais comumente relacionada com a Química das plantas (Fitoquímica). Estas substâncias são importantes porque muitas tem uso prático como, por exemplo, em Medicina. As plantas medicinais tem suas propriedades relacionadas aos compostos chamados princípios ativos, presentes nelas. O crescente uso de fitoterápicos justifica o estudo destas plantas.

Química Orgânica responsável pelo isolamento e caracterização de substâncias naturais produzidas através do metabolismo secundário de plantas, microorganismos e animais marinhos.  Os estudos nesta área são considerados estratégicos por envolver o conhecimento da biodiversidade num sentido amplo, além de fornecer fontes renováveis de substâncias com importância nas diversas áreas da ciência e tecnologia. 
Os produtos naturais têm sido utilizados por seres humanos desde os tempos antigos o alívio e cura de suas doenças era o primeiro objetivo para a utilização de produtos naturais na medicina. A história das civilizações orientais e ocidentais é muito rica em exemplos da utilização de produtos naturais na medicina e na saúde importo. Medicina tradicional chinesa é um dos mais importantes exemplos de como os produtos naturais podem ser eficazes no tratamento de doenças, e aponta para a importância da investigação científica em produtos naturais, a respeito da descoberta do novo produto químico ativo entidades. A complexidade, a diversidade química e propriedades biológicas de produtos naturais sempre fascinaram as pessoas, o que levou à descoberta de importantes novos medicamentos.

O desenvolvimento de novas técnicas, estudos fitoquímicos e rendimento elevado, introduziram novos conceitos e possibilidades de desenho racional de medicamentos e de descoberta de drogas. Neste contexto, os produtos naturais têm desempenhado um papel importante e decisivo no desenvolvimento da química medicinal moderna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...