quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Punção Venosa e Técnicas de Administração de Medicamentos Injetáveis

Como proposta inicial do blog foi mostrar aulas, artigos e pontos interessantes durante a graduação em Farmácia, no dia 26/11/13 tivemos uma aula muito prazerosa com o Prof. Cláudio Valim, onde o mesmo nos ensinou a teoria e a prática de duas grandes atribuições do profissional farmacêutico, tanto no Laboratório de Analises Clinicas quanto na Drogaria: Punção Venosa e Técnicas de Administração de Medicamentos Injetáveis

O mercado reclama que muitos farmacêuticos recém-formados não têm habilidade e nem certificado reconhecido pelo Conselho Regional de Farmácia para aplicar injetáveis. Esta foi uma forma de já começarmos a nos identificar com nossa futura profissão!

A administração de medicamentos é uma das atribuições de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem que necessita de treinamento contínuo pelo grande número de produtos lançados no mercado exigindo atualização permanente, sendo também primordial o conhecimento de anatomia, fisiologia, farmacologia e matemática. (MOTTA,2006).

Du Gas (1988) enfatiza que a primeira fase no preparo de qualquer medicação é obter uma prescrição completa e assegurar-se de que a mesma é compreensível.

Depois prossegue para a lavagem das mãos e reúne o material que se necessita. A medicação deve ser administrada na dose prescrita pelo medico.

De acordo com Motta (2006), medicamentos são substâncias que ,ao serem introduzidas no organismo, atendem a uma necessidade terapêutica, como prevenir doenças(vacinas), aliviar sintomas (analgésicos) ou auxiliar nos diagnósticos (contrastes). 

Apresento algumas fotos da nossa aula:








































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...