quinta-feira, 25 de julho de 2013

Comerciais e Anúncios antigos: Medicamentos e produtos da área farmacêutica

Com o aparecimento do movimento eugênico no Brasil(Para saber mais sobre o movimento eugênico no Brasil clique aqui), o interesse pela "robustez do corpo" tornou-se uma verdadeira febre, culminando no surgimento de inúmeros remédios contra os "males de Jeca", os chamados "fortificantes", que floresceu sobremaneira nos periódicos, como se pode observar nos exemplos a seguir:

ELIXIR DE INHAME - ANÚNCIO 1923


DYNAMOGENOL - ANÚNCIO DE 1919

IFOSCAL - ANÚNCIO DE 1937


VITAMONAL - ANÚNCIO DE 1925

QUINIUM LABARRAQUE - ANÚNCIO DE 1926

Anúncios do famoso comprimido Cafiaspirina, remédio produzido pela gigante do ramo farmacêutico: a indústria Bayer, todos da década de 1920. O remédio era indicado para todos os tipos de dores, dentre as quais: dor de cabeça, enxaqueca,  dor ouvido, dor de dente, dor de ouvido, dor reumática, e, detalhes: “não afeta o coração nem os rins”.

"CAFIASPIRINA" - Anúncio de 1927




"CAFIASPIRINA" - Anúncio de 1926


Agora a parte que pessoalmente achei mais interessante: O comercial "de época" transparece história. Podemos nos colocar na época de cada produto anunciado e entender um pouco dos gostos e exigências de mercado do momento. Divirtam-se com essas vinhetas muito interessantes. 

Comercial - Sabonete LUX com Regina Duarte



Comercial - Aspirina 



Comercial - Cotonetes Johnson & Johnson



Comercial - Biotônico Fontoura





Fonte:
Revista "O Malho" (anuncio: 1), edição de 1923, disponível digitalmente no site da Biblioteca Nacional Digital do Brasil

Revista "A Cigarra", (anúncios: 2-5), edições de 1919, 1925, 1926 e 1937, disponível digitalmente no site do  Arquivo Público do Estado de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...